No dia 6 de dezembro, o auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, foi palco do I Encontro Estadual do Programa “Previne – Violência nas Escolas, não! Por uma escola protetiva e protegida”. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), destacou os avanços obtidos em 2024 no combate à violência no ambiente escolar. Caucaia marcou presença no encontro, reforçando seu compromisso com a implementação de políticas de proteção e prevenção à violência nas escolas.
Durante a solenidade, foram reconhecidas as escolas públicas e privadas que aderiram ao programa e fortaleceram as comissões de proteção e prevenção à violência, em conformidade com a Lei Estadual nº 17.253/2010. O programa, que acompanha de forma contínua a implementação dessas comissões, tem promovido um ambiente escolar mais seguro em todo o estado.
Entre os resultados apresentados:
• 483 participantes do Ceará marcaram presença nos encontros regionais realizados ao longo de 2024.
• 428 profissionais compõem a comissão municipal de Caucaia, reforçando a dedicação ao enfrentamento da violência nas escolas locais.
O evento contou com a participação de diversas autoridades em sua mesa de abertura, evidenciando o compromisso conjunto do programa Previne, entidades governamentais e sociedade civil na construção de um ambiente escolar que seja, simultaneamente, protetivo e protegido.